SEJA BEM VINDO AO BLOG RELEMBRANDO www.relembrandocomsaudade.blogspot.com QUERO VER VOCÊ FELIZZZ

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CASCATINHA & INHANA


Cascatinha e Inhana – 1950
.
Francisco dos Santos, o Cascatinha , nasceu em Araraquara, SP , no ano de 1919 .

Ana Eufrosina da Silva Santos, a Inhana era natural de Araras, SP , nascida no ano de 1923.

Francisco dos Santos, o Cascatinha, já tocava bateria e violão e se apresentava cantando modinhas, canções e valsas românticas. Quando da chegada do circo Nova Iorque na cidade de Araraquara, Francisco conheceu o cantor Chopp e resolveu formar dupla com ele, adotando então o nome artístico de Cascatinha, nome de famosa cerveja da época, para estar de acordo com o nome do parceiro. Por essa época, Ana Eufrosina se apresentava como solista em um conjunto formado por seus irmãos. Francisco e Ana se conheceram e casaram em 1941. Formou-se então o Trio Esmeralda, com Chopp, Cascatinha e Inhana, nome artístico adotado por Ana.

O Trio Esmeralda viajou para o Rio de Janeiro obtendo relativo sucesso. Receberam prêmios nos programas César Ladeira na Rádio Mayrink Veiga, Manuel Barcelos e "Papel carbono", este de Renato Murce, ambos na Rádio Nacional. Em 1942 o Trio se desfez com a saída de Chopp.

Em 1952, gravaram aqueles que seriam dois de seus maiores sucessos, assim como da própria MPB. Eram a canção "Meu primeiro amor" e a guarânia "Índia" de J. Flores e M. Guerrero, com versão de José Fortuna. A guarânia "Índia" vendeu 300 mil cópias em seu primeiro ano de lançamento.

Em 1959, lançaram outro de seus maiores sucessos, a guarânia "Colcha de retalhos". No mesmo ano, Cascatinha foi promovido a diretor artístico da gravadora Todamérica, descobrindo vários talentos musicais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário